Fale Conosco

trabalhonaweb

Ranking de pontos do Campeonato Brasileiro de Futebol (2003 – 2018)

Esportes

Ranking de pontos do Campeonato Brasileiro de Futebol (2003 – 2018)

Ranking de Pontos do Campeonato Brasileiro foi o sistema de classificação dos clubes brasileiros de futebol utilizado pela CBF no período de 1971 (quando foi disputado pela primeira vez o Campeonato Nacional de Clubes) até 2003 (quando foi adotado o novo e polêmico Ranking da CBF).
Desde 2003, o Ranking de Pontos vem sendo atualizado pela revista Placar e por outros órgãos da imprensa esportiva.

Sendo o mais simples dos rankings históricos do futebol brasileiro, o Ranking de Pontos simplesmente soma, a cada ano, o número de pontos obtidos por cada clube na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Trata-se, portanto, de um espelho razoavelmente fiel da participação histórica dos grandes clubes brasileiros. O ranking não inclui as edições realizadas entre 1959 a 1970 (Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa), reconhecidas pela CBF em 2010.

O ranking tampouco leva em conta a variação na atribuição de pontos por partida em diferentes edições, como entre os campeonatos de 1975 e 1978, quando vitórias por dois ou mais gols de diferença davam pontos extras ao vencedor, ou em 1988, quando os jogos que terminavam empatados eram decididos em pênaltis e as vitórias obtidas nos 90 minutos valiam um ponto a mais.
Tampouco leva em conta que até 1994 as vitórias davam 2 pontos ao vencedor, que passou a três pontos a partir de 1995 por determinação da FIFA.

Ranking de pontos do Campeonato Brasileiro de Futebol (2003 – 2018)
———————————————-
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ranking_de_pontos_do_Campeonato_Brasileiro_de_Futebol
———————————————-
tags:
#campeonatobrasileirodefutebol #brasileirão #futebol

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dois =

Facebook

Facebook

To Top